Há alguns dias, sentamos em roda para conversarmos sobre a nossa exposição de arte. Então, decidimos conhecer sobre técnicas de pintura: aquarela, guache, tinta óleo, canetinhas e giz de cera. Precisávamos pensar qual seria nosso material de trabalho e como usá-lo da melhor forma.
Em seguida, vimos fotos de algumas obras e ficamos impressionados com a habilidade dos artistas em capturar a luz, a cor e toda a técnica para fazer o desenho. Alguns pareciam se movimentar.
Um dos termos que surgiu durante a conversa foi “esboço”. Algumas crianças perguntaram o que era um esboço. As respostas foram: “É o começo de um desenho” ou “É um desenho que ainda não tenho certeza se eu quero fazer”. Outro respondeu: “É como um treino para depois desenhar”.
Então, decidimos investigar o que, afinal, era um esboço e descobrimos que um esboço é um desenho rápido e simples que serve como base para uma obra de arte mais detalhada.
Conversamos também sobre a importância de fazer esboços como parte do processo criativo. Muitos artistas começam com um esboço para explorar ideias e experimentar diferentes elementos antes de criar uma obra final.
Em seguida, discutimos sobre o tema da exposição. Queríamos escolher um tema que fosse interessante e desafiador para todos. Depois de algumas sugestões, pensamos que poderia ser algo que estivéssemos estudando e que fosse relacionado à natureza.
Assim, demos início à criação das obras, momentos de muita leveza e criatividade. Todo o grupo está muito feliz e animado em poder compartilhar toda essa energia que se transformou em obra de arte.
Professora Thaís e Professora Fefa