Era uma vez uma professora que tinha um sonho e amava as crianças. Ela criou uma escola onde o respeito, a mediação de conflitos e a natureza são muito importantes. Fica na Granja Viana, em Cotia (SP). Isso já faz um tempão, desde o ano 2000. Sabem o nome dela? Regina Pundek. E o nome da escola? Kid’s Home, um espaço de Educação Infantil.
Depois de 18 anos, a escola abriu as portas para abraçar as crianças maiores, e assim nasceu o Ensino Fundamental I. Com ele, a escola ganhou um novo nome, que representa sua verdadeira essência. E assim, a comunidade escolar escolheu o nome de Maré.
Maré simboliza o constante fluir da vida, o vai e vem das ideias, dos conhecimentos e dos sonhos. Ser Maré é como o movimento das águas na natureza. Assim como os oceanos, os rios e os lagos avançam e recuam, com subidas e descidas, cheias e baixas. A Maré é um lugar onde as crianças aprendem a navegar por meio do saber, são protagonistas de suas histórias, enfrentando desafios e se tornando mais fortes a cada nova onda. Ser Maré é estar sempre em obras, em transformação… Essa é nossa força de ser e agir.
A Maré tem um quintal agroecológico, onde a natureza e a educação se encontram, e o brincar é uma jornada de liberdade e aprendizagem. Aqui as crianças não apenas vivem, elas são a natureza. Elas correm, plantam e se sentem livres para explorar e interagir. Elas aprendem com o mundo ao seu redor, descobrindo o que significa ser parte deste universo.