Cada gota importa

Ela tem 8 anos.  Há 6 anos está na nossa escola. Conhece cada canto, pessoas, rotinas.  Nos primeiros dias do Fundamental ela demonstrava certa insegurança e chorava na chegada; dizia que queria ir embora.  Problema importante de resolver.  Acolhemos, demos carinho, escuta,  chamamos a família pra ficar com ela um pouco, pra mostrar que a escola é a mesma, no Infantil e no Fundamental.  “Mas agora tem muitas amigas novas, argumentou.”

Aos poucos, ela foi se adaptando, se soltando, fazendo mais e mais amigas e amigos.  Agora já lê e escreve até em letra cursiva.  Compreende o valor da mediação de conflitos, nos quais raramente se envolve.  Compreende também a importância de elencar problemas sociais e ambientais para que possamos buscar soluções em pesquisas e no FAZER.  Ela participa de assembleias e discretamente se posiciona, com voz baixinha, mas com boas ideias. A nova gestão da escola tem deixado vazar uma energia de renovo muito gostosa! As crianças têm visto a movimentação e demonstram alegria com as mudanças e a manutenção acontecendo a olhos vistos.

Ontem no horário de tempo livre ela entrou na sala em que trabalho.  Abraçou com carinho a mim e a Cátia, pois é sempre assim o seu “Bom dia!”

Depois disse:

– Eu tenho uma coisa pra falar.

– Então, senta e fala, querida.

– Vocês sabem aquele portãozinho lá na saída, perto daquela escada que tem o portão para o lago?

– Sei.

– Lá do lado tem um quadro grande, branco que está vazio.  Eu fiquei pensando com a Elis e a gente teve uma ideia.  Colocar os nomes de todos os professores da Maré e dos que já foram professores da Maré para as pessoas que chegam ler e saber quem já passou e quem está aqui ainda.

– Uau, que ideia bacana! Vocês pensaram em fazer com a letra de vocês ou pensaram que os adultos farão com letra impressa?

– Não pensamos.  Só tivemos a ideia.

– Amei a ideia, D. Vamos fazer isso, sim!

Nesse momento a professora chamou pra irem para a floresta.  Nos abraçamos novamente e ela saiu segura e contente.

A Cátia e eu nos olhamos sorrindo, emocionadas.  Que situação inusitada e simbólica.  Ela está inteira na escola, pertencente!  Sabe-se ouvida, considerada e gosta tanto da escola que traz ideias tão genuínas para essa questão que sequer é pedagógica.  Está percebendo o todo!  A escola é sua! Que lindo! Cada gota importa!

Somos Maré!!

Regina PUndek

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