Educação Infantil

Acolhimento e afeto são essenciais para a criança pequena, que está saindo do ninho. E também para sua família, que viverá junto uma nova fase.

Na Educação Infantil, as aprendizagens estão focadas no entendimento de si próprio, no funcionamento de seu corpo, na percepção de seus sentimentos e nos confrontos sociais. Quando se é criança, é preciso aprender as coisas que são mais difíceis, como a convivência com o outro, a tolerância, a flexibilidade e, inclusive, aprender a escolher e a se posicionar. 

Na Maré, cada criança é vista como única, com tempos próprios, levando em consideração suas necessidades e capacidades.

Respeito, empatia e colaboração desde cedo

Em nossa escola, as crianças menores vivem com as maiores, formando amizades significativas. Os pequenos têm os maiores como modelo e com eles aprendem também. E assim todos aprendem sobre como atuar em grupo: respeitar o diferente, ter empatia, cooperar e resolver problemas.

Aqui é assim: um ambiente onde reina a diversidade, a afetividade, o respeito e o acolhimento, um espaço para ser criança, correr, brincar e aprender. E as professoras e os professores se preparam para isso com muito amor e profissionalismo.

Regina Pundek resume bem o propósito da Maré:

“por uma educação que contribua para a formação de sujeitos pacíficos, amorosos, autônomos, respeitosos, empáticos, atuantes, pensantes, batalhadores, corajosos, lúcidos e decididos. Capazes de atuar no mundo de maneira crítica e sensível.”

Ensino Fundamental I

Ser, viver, conhecer e fazer, são os pilares que sustentam o trabalho do Ensino Fundamental I, que vão muito além do ensino tradicional. Essas ações transformam a criança aprendiz em protagonista e autora de sua própria história. Que incrível, né?

Toda a aprendizagem acontece por meio de resolução de problemas ou desafios levantados por meio de consensos em assembleias, que se transformam em projetos. 

Que tipo de problemas? Situações ambientais dentro da escola, ou no entorno. Por exemplo, o excesso de chuva caindo das calhas da escola levou à construção de uma cisterna.

Formando pequenos cidadãos

Essas assembleias são momentos em que as crianças aprendem, na prática, o que é democracia e cidadania. Compreendem que todos têm direito a opinar e merecem ser escutados. E, que para resolver um problema, muitas vezes, é preciso votação; compreender que a maioria vence, é necessário. Algumas vezes, acontece consenso.