O que é uma AULA?

Tenho pensado em como chamar os momentos virtuais com as crianças.  Ouço as crianças e também as famílias dizerem “hoje tem aula”, referindo ao virtual.  A Maré tem 22 anos de batalha pela desconstrução de métodos, palavras e regras.  Nossa práxis zela pelos conteúdos desfragmentados, tempos orgânicos, escuta ativa, aprendizagem significativa, agrupamentos por interesses, não à datas de cortes, não a campainhas, boletins, provas, … Contudo a pandemia parece que colocou holofotes nas tais aulas.  O que são aulas afinal?  Essa a pergunta eu desejo que esteja na boca das crianças num futuro bem próximo.  Isso significará a abolição às aulas.

Eu caraminholava tudo isso naquela semana enquanto preparava o material de Literarte.  Poesia e historinha em consonância com os temas dos outros professores. Em tempos de presencial eu costumo levar uma vela, incenso e algo para o paladar, tipo uva passa, damasco ou castanhas.  Assim contemplo alguns sentidos, enquanto os ouvidos se preparam para receber aquilo que pretendo esqueça-lhes a alma.  (Viva a literatura, né não?)  O que tenho levado para as telas nessas narrativas, além do meu amor pelas crianças, é a oportunidade de reelaboração de emoções, reconhecimento da importância da natureza, mitologia e claro, alegria!

03/05/2021 – 9:30hs– segunda-feira.  Conectei no grupo do professor Rodrigo. Já estavam lá algumas crianças.  Começamos uma conversa solta, enquanto chegavam mais algumas.  As crianças sempre têm o que contar, o que mostrar.  Basta perguntar-lhes tudo bem aí, e ouvir! Ouvir escutando, respeitando, acolhendo.

9:41hs

Regina: Pronto, vamos começar!

David: Rê, antes de você ler a poesia, posso compartilhar uma tela?

R: Hum, o que é?

D: Uma historinha que o Rô pediu e eu inventei, depois coloquei no Power Point.

R: Que legal! Quero ver, sim.

Ele então, muito satisfeito, compartilhou uma tela com O GATO e o RATO, título de sua criação.  E, leu para todos com segurança.  Aplaudimos!

R: Agora vou ler a poesia.  É da Gabriela Mistral, Onde Tecemos a Ciranda.

Thiago e Lucca têm o livro em casa, correram para pegar. Eu esperei.

Thiago: Podemos ler com você?

R: Sim! Vamos juntos!

Foi lindo!

(ah, quero contar também uma boniteza de outro dia, com o grupo da professora Karina.  Antes de eu começar a leitura da historinha e poesia, aconteceu uma conversa sobre natureza, por conta da campanha #eunaomedistanciodanatureza.  O assunto caiu em esperança. Rapidinho uma criança fez uma pesquisa sobre o inseto assim nomeado e compartilhou a tela. E, até encontrou a imagem de um grilo-Esperança rosa.  A Karina lembrou que o Mário Quintana tem uma poesia com esse título, eu achei rapidinho no google, compartilhei a tela e o Pedro V, de 8 anos, falou: posso ler? E, leu lindamente, com entonação e emoção.  Meu coração sorriu.)

O Pedro P, recém chegado de viagem à praia, levantou a mão e quis contar das águas vivas que não queimam, das aulas de surf e do siri que agarrou seu pé. Todos rimos muito, com sua representação das caretas que ele fez na hora do incidente.

R: Isso daria uma história cômica, hein Pepo?!

Bem, mas a historinha do dia era O MENINO MALUQUINHO, do Ziraldo.  Uma das primeiras edições desse livro lindo, acho que de 1987, tempos em que eu lia somente para meus filhos.

9:55hs – Comecei a leitura, como sempre enquanto eu leio vou mostrando as ilustrações e, as crianças podem ir desenhando, se assim quiserem.  É um combinado para aqueles que tem dificuldade de controlar o corpo e se concentrar.  Uma decisão de cada um.  Mas no final eu pergunto quem quer mostrar seu trabalho. Os que desenharam, a maioria, faz um reconto através do seu registro.  Sai cada desenho lindo e, vou compreendendo as interpretações e entendimentos que cada um tem do enredo.

10:15 – Meu tempo já estava encerrado há 5 minutos.

O Lucca perguntou: Ô, Rê, posso ler um livrinho que gosto muito?

R: Bem, agora é o tempo livre de vocês (eles têm um intervalo das 10:10 até 10:30hs, e depois seguem até 11:10 com o professor do grupo).  Eu posso ficar aqui e te ouvir, vou gostar.  Os teus amigos podem ser convidados também, mas quem quiser sair tem esse direito, combinado? Rodrigo, tu vais ficar também?

Rô: Sim. Eu quero ouvir!

L: Combinado!  Mas, é rapidinho uns 3 minutinhos!

Ele mostrou a capa do livro: A ELEIÇÃO DOS BICHOS, acho que para despertar o interesse dos amigos. Alguns ficaram ouvindo, outros saíram e retornaram depois. Ele leu com desenvoltura, mostrando as ilustrações e dando opiniões no meio.  Que potente! Fomos até 10:38hs.

A historinha é muito boa!  Quisera que os políticos a lessem e aprendessem com as crianças!

Me despedi contente!  Com o que vivi e com o insight sobre minha reflexão inicial. Minha aula não foi aula coisa nenhuma. Disso eu tenho certeza porque tive muita aula em toda minha vida escolar. O que acontece nas telas da Maré está com o nome errado, nossa escola oferece ENCONTROs e não aulas!

Regina Pundek

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