Projeto pedagógico

Na Maré, as crianças aprendem de forma inovadora, criativa e sensível. Professoras e professores ajudam cada uma delas a desenvolver seu processo de autonomia e autoconhecimento. 

Comunidade: uma aldeia educadora

Todos na Maré formam uma comunidade educativa que lembra uma aldeia: oferecer o melhor para as crianças por meio da escuta ativa, do carinho e do respeito. E assim, trilham uma jornada juntos, com colaboração, para encontrar soluções para os problemas, sejam quais forem. Por isso, adotamos um provérbio, que veio lá de longe, da África, que diz:

"É preciso toda uma aldeia inteira para educar uma criança".

Vivem como pequenos cientistas

Em nossa escola, as crianças compreendem e vêem relevância naquilo que estão aprendendo e aplicam os conhecimentos adquiridos para encontrar as respostas às suas próprias perguntas, como os cientistas. 

Em assembleias, as crianças elegem os problemas que desejam solucionar. Então, analisam, questionam, pesquisam, tentam resolver, e por fim, celebram suas vitórias.

Já criaram uma pequena agrofloresta, um clubinho florestal com um muro de taipa, um lago para umidificar a vegetação, composteiras para reciclar lixo orgânico, um banheiro seco, um forro de caixas tetra pak para baixar a temperatura do ambiente etc. Aqui a aprendizagem é significativa

Onde a natureza ensina

Na Maré, as crianças aprendem com e na natureza. Plantam, regam, fazem manejos, colhem e observam os ciclos da vida, assim percebem que somos todos a natureza. O momento ao ar livre oferece uma conexão maior com o planeta. Reconhecer a importância de cuidar do ambiente em que vivemos é urgente. Primeiramente, do nosso corpo, depois de nossa casa, nosso bairro, nosso país, e da Terra. Isso é ser Maré.