Primavera Chegando

Primavera chegando, os novos brotos começam a aparecer em cada planta do quintal, algumas já florescem e encantam os sentidos com sua beleza e perfume. Apesar do tempo seco e sem chuvas a maioria das plantas está estável, outras demonstram mais seu sofrimento. Às vezes, regamos, mas fico pensando que logo menos chegará  mensagem no grupo falando da conta de água, rsrs mesmo havendo uma cisterna na escola. Para além disso, fico feliz pelas crianças que brincam à vontade em meio ao verde e flores, ainda que destruam algumas coisas. Medito comigo que elas têm a energia do cosmos dentro de si e apesar da aparente harmonia, o cosmos é caos! Imaginem a energia caótica do Sol ou a energia do centro da galáxia… faz sentido que estejam sempre correndo e gritando mesmo que seja o fim de tarde de uma sexta-feira.

E esse quintal dá o que falar, a hortinha sofreu essa semana, depois de sobreviver às crianças que teimam em arrancar folhinhas aqui e ali, até que não haja mais alface ou hortelã, ainda foi invadida por coelhos, galinhas e um baita galhão que despencou nela no dia da ventania. Que dó, estava tão bonitinha…

Outro dia, vinha para a escola, quando passando pela rotatória, vi uma bela e enorme casca de cacho de uma palmeira caída. E agora? Levo essa parada de bike? A galera vai me achar bem locona de andar com isso na rua… por outro lado é certeza que as crianças vão pirar com isso!

Piraram mesmo! Acharam que era de uma bananeira, gritaram, pularam por cima e em cima, virou barco e até prancha de surfe para descer no escorregador, a coordenadora que passava com uma visita em um desses momentos quase pirou também 💚

Por fim recebemos a ilustre visita do querido Erick, que veio fazer a manutenção da teia de cordas que já sufocava o corpo de algumas árvores. Muito bem recebido pelas crianças, traz consigo forte estímulo a  movimentos radicais,  desafiando os pequenos corpos infantis a se superarem por meio da força física e coragem. Também deu boas sugestões, gostei do olhar e cuidado estético.

Primavera chegando e os primeiros brotos já florescem… O que dizer do desempenho das nossas crianças medalhistas nos Jogos Matemáticos da USP ? Fiquei emocionada e orgulhosa com a notícia, pela conquista deles, pela ousadia e dedicação do colega, Rodrigo, que propôs o desafio pra Maré.   Ele  encarou a preparação integral, corpo, mente e coração, dos três corajosos. E claro, pela nossa escola, que luta incansavelmente para demonstrar a qualidade de seu trabalho.

Parabéns Rodrigo, é lindo demais acompanhar sua trajetória como docente, minha mente vai lá em 2014 no curso de pedagogia, que sorte a minha e de todos nós de termos você por perto.

Tantos outros florescimentos acontecendo, parabéns às colegas pela dedicação em dar à luz a tantas histórias guardadas dentro de cada criança, só esperando um adulto atento e paciente para nascerem e assim o Reino das Histórias Imaginadas fica mais rico a cada ano. Logo,  logo as mães e pais, na Feira do Livro, lerão esses enredos e apreciarão seus pequenos artistas.

Margarete Alves

Compartilhe: